segunda-feira, 25 de janeiro de 2016


Minhocas, worm ou vermes


Como o interesse de fazer um vírus é ele se espalhar da forma mais abrangente possível, os seus criadores por vezes, deixaram de lado o desejo de danificar o sistema dos usuários infetados e passaram a programar seus vírus de forma que apenas se repliquem, sem o objetivo de causar graves danos ao sistema. Desta forma, os seus autores visam a tornar suas criações mais conhecidas na Internet.







 Este tipo de vírus passou a ser chamada de verme ou worm. Eles estão mais aperfeiçoados, já há uma versão que ao atacar a máquina hospedeira, não só se replica, mas também se propaga pela INTERNET, pelos e-mails que estão registrados no cliente de e-mail, infetando as máquinas que abrirem aquele e-mail, reiniciando o ciclo .
Cavalo Troia
Certos vírus trazem em seu bojo um código a parte, que permite a um estranho acessar o micro infetado ou coletar dados e enviá-los pela Internet para um desconhecido, sem notificar o usuário. Estes códigos são denominados de Trojans ou Cavalos de Troia. Apesar de popularmente costumar-se denominar “vírus” qualquer ataque à segurança do computador, o vírus e o Cavalo de Tróia são tipos distintos de código malicioso (malware), sendo este o termo correto aplicável a qualquer software desenvolvido com a finalidade de causar dano ao computador.
Inicialmente, os Cavalos de Troia permitiam que o micro infetado pudesse receber comandos externos, sem o conhecimento do usuário. Desta forma o invasor poderia ler, copiar, apagar e alterar dados do sistema. Atualmente os Cavalos de Troia procuram roubar dados confidenciais do usuário, como senhas bancárias.
Os vírus eram, no passado, os maiores responsáveis pela instalação dos Cavalos de Troia como parte de sua ação, pois eles não têm a capacidade de se replicar.



segunda-feira, 18 de janeiro de 2016



O que é o Spam?

Antes de entrarmos na explicação sobre o que é o spam, algumas perguntas básicas precisam ser feitas: É comum no seu email o aparecimento de mensagens estranhas, de destinatários que você não conhece?

Se todas ou apenas uma resposta for “sim”, você já possui o termo spam em sua vida online. Mas você não está sozinho: praticamente todos os usuários dos serviços de email sofrem com as mensagens desagradáveis e pouco desejadas.

Assim, spam é o termo usado para se referir às mensagens electrónicas que são enviadas para você sem o seu consentimento e que, geralmente, são despachadas para um grande número de pessoas.

Esse tipo de “email indesejável” contém, em sua grande maioria, propagandas. No entanto, em outras ocorrências, essas mensagens contêm conteúdos mais agressivos (como vírus) e ainda conseguem obter suas informações pessoais.
 

O que é o Vírus?

Em informática, um vírus de computador é um software malicioso que vem sendo desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário, executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail.
 A contaminação também pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives, CDs e outros. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem correções de segurança, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente.